Meia Passagem Estudantil no Cariri

28 01 2009

Desde Novembro do ano passado, a região do Cariri tornou-se pioneira fora da zona metropolitana da capital na emissão das carteiras estudantis com direito a meia passagem intermunicipal. Resguardado na lei. 13.706/O5, fruto da vitória no legislativo estadual pelo Deputado Chico Lopes que garante que meia passagem da macrorregional em todo o estado do Ceará. Por essa lei, todo aluno que mora em um município e estuda em outro, dentro da mesma macrorregião, tem direito a pagar meia passagem nos ônibus intermunicipais.

            Junto com a UNE (União Nacional dos Estudantes), os alunos da UFC (Campus Cariri) – junto aos alunos da FATEC (Centec) – tornaram-se os primeiros a possuírem as carteiras de estudantes. Em solenidade no dia 08 de Novembro de 2008, no auditório da URCA (Universidade Regional do Cariri) foi entregue a primeira remessa das carteiras de estudante com direito a meia passagem.

            O processo de emissão das carteiras é de responsabilidade da COGEMPE (Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil), junto ao DERT e a SEINFRA. A UNE é a única entidade estudantil até agora que pode articular convênios a nível estadual, pois se encontra devidamente cadastrada na COGEMPE. Coube-nos a tarefa de articular junto a UNE uma parceria em prol do direito do estudante visando assim uma melhoria significativa no tráfego dos estudantes até suas respectivas instalações de ensino superior.  

            Até o presente momento, apenas uma empresa de ônibus que faz o transporte intermunicipal dentro da nossa macrorregional está aceitando que os estudantes exerçam esse direito, a Via Metro. Entretanto, as negociações entre a COGEMPE, as lideranças estudantis da UFC e do Centec e a diretoria da empresa Viação Brasília estão se encaminhando para que se amplie essa conquista a um maior número de estudantes.

 

Marcel Marinho

Acadêmico de Filosofia UFC Cariri

Joaseiro.com

Anúncios

Ações

Information

7 responses

29 01 2009
Beto Fernandes

Prezado Marcel.

Gostaria, se possível, de fazer uma entrevista cocm voc~esobre esse tema. Produzo e apresento o Jornal Progresso (AM 1.310) e preytendo falar sobre essa questão e outras relacionadas ao tema.

Manda teus telefones de contato para o e-mail: betofernandesradialista@gmail.com

Gostaria também que permitisse publicação desse artigo no Blog do Juazeiro.

Um abraço.

Beto Fernandes.’.

11 02 2009
karol santos

marcel, vc sabe dizer como os estudantes da urca fazem para adquirir estas carteiras? é que no meu curso nao tem CA. Obrigada!

14 02 2009
Marcel Roosevelt

Karol, responda-me a por esse e-mail…marcelroosevelt@yahoo.com.br
diga-me seu curso e semestre…entre em contato conosco…precisamos de sua ajuda…

5 11 2009
lutigardes rodrigues

sou aluno do curso de electrotécnica da fatec e não sei como faço para adquirir minha carteira de estudante, você pode me orientar.

9 02 2010
marcos

Como faço para obter essa carteira de estudante? Estudo na Fap e moro em Barbalha.

27 02 2010
Marceco Rodrigues

Sou estudante na cidade do Crato,ce.
Estudo no Liceu da mesma cidade.
Estou precisando adiquirir a carteira de
estudante a qual e da viametro que da
direito a meia passagem a estudante.
Gostaria que por gentileza me instriusse
como posso fazer para requizitar uma
carteira de estudante.
Obrigada por me responder.

Marcelo

23 07 2010
Francisco Assis

Sou estudante da Universidade Regional do Cariri – URCA e a pouco solicitei uma Carteira Estudantil junto a UNE – União Nacional dos Estudantes e gostaria de saber se a mesma ainda é validade perante a empresa de ônibus VIA METRO para conseguir a meia passagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: