Os riscos da automedicação na dengue

9 06 2008

Tomar remédios por conta própria é pedir pra adoecer mais, piorar ou encobrir o seu quadro clínico. Nesses tempos em que vivemos uma epidemia de dengue, a automedicação se torna especialmente perigosa.

A dengue freqüentemente diminui o nível das plaquetas de quem fica doente, gerando problemas na coagulação que podem levar a hemorragias provocadas ou espontâneas, manifestadas das mais diversas formas: sangramento gengival, manchas hemorrágicas na pele (petéquias), sangramentos pelo nariz (epistaxe), fezes escuras (ou mesmo pretas, chamadas de melena), sangue na urina (hematúria), vômito com sangue (hematêmese), dentre outras. As hemorragias, associadas à hipotensão, são a principal causa de morte dos portadores de dengue.

Quando começam a aparecer os primeiros sintomas (cefaléia, dor nos olhos, febre, dores musculares) as pessoas confundem o quadro com gripe ou outra virose qualquer e muito freqüentemente se automedicam com antiinflamatórios. O problema é que a maioria dos antiinflamatórios diminui a agregação das plaquetas, predispondo ainda mais a fenômenos hemorrágicos. Assim, é catastrófica a associação dengue mais antiinflamatórios.

Os remédios mais usados são à base de Ácido Acetil-Salicílico ou AAS (Aspirina, Doril, Cibalena, Sonrisal, etc), Diclofenaco (Voltaren, Cataflan, Dienflex, etc), Ibuprofeno (Alivium), Cetoprofeno (Profenid), Tenoxicam (Tilatil), Meloxicam, Celecoxibe (Celebra), Rofecoxibe (Prexige), dentre muitos outros. TODOS são muito perigosos ao serem usados em pessoas com dengue.

Se você sentir febre, dor de cabeça ou dores pelo corpo, atenção: só use remédios à base de Dipirona (Novalgina, Dipimed, Anador, etc) ou Paracetamol (Tylenol, Tyflen, Sonridor, etc). A dose máxima da Dipirona é de 1 grama (40 gotas ou dois comprimidos de 500mg) a cada 6 horas. A dose do Paracetamol é de 500mg (1 comprimido ou 50 gotas) também a cada 6 horas.

Dipirona e paracetamol são os únicos remédios seguros e eficazes em tempos de epidemia de dengue, e mesmo assim devem ser usados na dose correta.

Joaseiro.com

Anúncios

Ações

Informação

2 responses

21 02 2009
terezinha

eu tomo arcóxia 90 que é um antiflamatório tenho que fazer uso por muito tempo devido ao reumatismo , se contrair a dengue como fazer? pode ser perigoso uma vez que sua formula ja esta impregnada devido o tempo de uso, como fazer?? estou preocupada devido ao surto de dengue e ja tive duas vezes e não passei nada bem….

4 03 2009
saviosamuel

Consulte seu médico a respeito.

Porém, em caso de suspeita de dengue, o Arcoxia não deve ser usado. Troque-o por paracetamol ou dipirona, os únicos seguros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: